Dela descende todos os bens. Tudo vem dela, que a tudo
vivifica. Ninguém a deixa se sentindo desalentado. Ela sabe o que cada um vale
e o que pode fazer por ele e como lhe agradar. Nenhum homem faz honra ou bem
que não o tenha aprendido de minha senhora, e nenhum, por mais infeliz que
esteja, deixa-a encolerizada.
fonte: TROYES, Chrétien de. Perceval ou o Romance do Graal. Tradução de Rosemary Costhek Abílio. Martins Fontes, 1992.
O Codex Manesse, nomeado assim pelo estudioso suíço Johann Jakob Bodmer, também denominado Grosse Heidelberger Iederhandschrift e Pariser Handschrift é o mais abrangente e importante manuscrito alemão da Idade Média. Foi produzido (copiado e pintado) entre 1305 e 1340 em Zurique possivelmente por Johannes Hadlaub por encargo da família Manesse. Encontra-se desde 1888 novamente na biblioteca da Universidade de Heidelberg (Heidelberg, Biblioteca da Universidade, Cod. Pal. germ. 848). Dedicado a Venceslau II, rei da Boémia, reúne canções de amor medievais, da denominada Minne em alto alemão médio. Entre os autores destes poemas encontram-se trovadores famosos como por exemplo Walther von der Vogelweide e Hartmann von Aue. As canções não levam notação.
As entradas no Codex Manesse seguem o nível social dos poetas. Começa com uma imagem do imperador Henrique VI da Germânia e do rei Conradino da Germânia, seguido por duques, condes e cavaleiros. O manuscrito está decorado com 138 miniaturas, que representam os autores e cenas da vida na côrte. A nobreza é mostrada em armadura com os seus brasões de armas heráldicos. Os autores, representados por ordem de nobreza, foram retratados em gravuras meramente ilustrativas, uma vez que o manuscrito foi recompilado mais de 100 anos depois de sua morte. Nas gravuras estão trajes e instrumentos da época, assim como cenas de batalhas e apresentações musicais.
O Codex Manesse possui 426 folhas de pergaminho e um formato de 35,5 x 25 centímetros. Foi escrito em letra gótica. Não foi copiado sucessivamente, mas foi recompilado, deixando espaços para adições.
http://digi.ub.uni-heidelberg.de/diglit/cpg848/0617/scroll?sid=754731c24c70adf79847a3f9ab4f40bf
Nenhum comentário:
Postar um comentário