16 de ago. de 2013

Lago Retba, no Senegal











O Lago Retba, no Senegal, está cor-de-rosa. A coloração é resultado de altos níveis de sal na água, e fica mais visível nas estações secas. Em algumas áreas, a concentração de sal chega a 40 %. Senegaleses navegam diariamente nas águas do Retba, para coletar o mineral, que depois fica amontoado nas margens do lago. Assim como no Mar Morto, é bem fácil flutuar no Retba, por causa da alta concentração salina.

Localizado ao norte de Cap Vert, península do Senegal, o Lago Retba é uma singularidade geológica Ele está infestado com um organismo – uma microalga marinha – chamado Dunaliella salina que ama sal. Adaptada para meios com alta concentração de sal, essa microalga produz um pigmento vermelho que absorve e utiliza a luz solar para criar mais energia, deixando a água com esse tom rosa. O lago Retba tem altas taxas de concentração de sais (entre eles, o cloreto de sódio), chegando ao ponto de ser similar ao Mar Morto, onde a alta densidade da água impede que você afunde com facilidade. Obviamente, a população local explora isso recolhendo o sal para vendê-lo.


Nenhum comentário:

Uma imagem de prazer :: Clarice Lispector

     Conheço em mim uma imagem muito boa, e cada vez que eu quero eu a tenho, e cada vez que ela vem ela aparece toda. É a visão de uma flor...