foto: Lindolfo Souto
Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae Vigors, 1825
Subfamília: Trochilinae Vigors, 1825
Espécie: C. amethystina
Nome Científico
Calliphlox amethystina (Boddaert, 1783)
Nome em Inglês Amethyst Woodstar
O estrelinha-ametista é conhecido também como tesourinha, beija-flor-mosca (Rio Grande do Sul), besourinho-ametista e besouro-zumbidor.
Seu nome significa: do (grego) kalliphlox = lindamente em chamas, bonito como uma chama; e do (latim) amethystinus = da cor da ametista. ⇒ Ave da cor da ametista e lindo como uma chama .
Características
O macho mede cerca de 8,6 centímetros de comprimento e a fêmea 7,5 centímetros. O macho tem garganta e lados do pescoço vermelho-ametista-brilhante, barriga branca e cauda bifurcada e a fêmea possui garganta e barriga brancas, cauda curta e não bifurcada.
Alimenta-se de pequenos insetos e néctar.
Reprodução
Em sua exibição para a fêmea, durante o período reprodutivo, o macho voa para frente e para trás executando um movimento pendular, cantando e chamando a atenção pelo estranho zumbido que produz. Seu ninho é pequeno, em formato de xícara, preso em grandes galhos de árvores isoladas na borda da floresta, a cerca de 15 metros de altura. Põe 2 ovos.
Hábitos
Habita bordas de florestas altas, clareiras, caatingas, cerrados, jardins e campos com árvores. Vive geralmente solitário, desde o estrato arbustivo mais baixo até a copa das árvores. Voa como um besouro, batendo as asas até 80 vezes por segundo. É mestre em voos ascendentes e para trás.
Distribuição Geográfica
Todo o Brasil, sendo relativamente comum nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Encontrado também das Guianas e Venezuela ao Paraguai e Argentina.
fonte: http://www.wikiaves.com.br/
Uma coisa bonita era para se dar ou para se receber, não apenas para se ter. Clarice Lispector
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma imagem de prazer :: Clarice Lispector
Conheço em mim uma imagem muito boa, e cada vez que eu quero eu a tenho, e cada vez que ela vem ela aparece toda. É a visão de uma flor...
-
Tem de haver mais Agora o verão se foi E poderia nunca ter vindo. No sol está quente. Mas tem de haver mais. Tudo aconteceu, Tu...
-
A ilha da Madeira foi descoberta no séc. XV e julga-se que os bordados começaram desde logo a ser produzidos pel...
Nenhum comentário:
Postar um comentário