5 de nov. de 2015

Codiaeum (croton, crotos )














Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Euphorbiaceae
Género: Codiaeum
(A.Juss.)

Os codiaeum são arbustos densos e muito ramificados que, cultivados em interior, raramente excedem 90cm de altura e uma largura de 60cm. O número de espécies é bastante reduzido, mas existem muitas variedades. Praticamente, todas as variedades de Codiaeum agora existentes foram obtidas de uma só espécie o C.variegatum pictum. As folhas, brilhantes, variegadas e coriáceas, têm geralmente pecíolos curtos, mas em quase todos os outros aspectos elas variam enormemente. Com efeito, podem ser compridas e estreitas, lanceoladas ou lineares, largas e ovais; podem ter margens direitas ou onduladas ou apresentar-se torcidas numa espécie de espiral: as margens podem ser inteiras, ligeiramente dentadas, crenadas, serradas, ou profundamente recortadas. As cores são também variáveis. Em algumas formas, as folhas velhas e novas são iguais; noutras, a cor cai. As plantas adultas produzem flores penugentas de cor creme, mas insignificantes.

Cuidados - Luz - Para uma boa coloração é indispensável luz forte. A perda normal de folhas nos Codiaenum mais velhos aumentará muito se a planta não receber luz adequada. Mantenha-os próximo de uma janela soalheira.

Temperatura - Estas plantas desenvolvem-se bem à temperatura ambiente normal; não deixe a temperatura descer abaixo dos 13ºC. Para uma humidade adequada coloque os vasos em tabuleiros com seixos húmidos.

Rega - Durante o periodo de crescimento activo regue abundantemente, de forma a manter a mistura húmida, mas sem nunca deixar os vasos em água. Durante o período de repouso vegetativo regue apenas o suficiente para impedir a mistura de secar completamente.

Adubação - Aplique um vulgar adubo líquido de duas em duas semanas, desde o início da Primavera até ao fim do Outono.

Envasamento e reenvasamento - Utilize uma mistura de envasar à base de terra. Mude as plantas para um vaso do tamanho acima todas as Primaveras até atingir o tamanho máximo conveniente (provavelmente 20cm); posteriormente, bastará substituir a camada superficial da mistura todos os anos.

Propagação - Propague no início da Primavera por meio de estacas de ponta de 15cm de comprimento, retiradas de preferência de rebentos laterais, que são geralmente mais pequenos e que têm menor número de folhas. (Como muitos membros da família Euphorbiaceae, os Codiaenum possuem um suco leitoso - látex - que escorre quando se cortam os ramos). Cicatrize a extremidade cortada humedecendo-a ou aplicando-lhe cinza de cigarro ou argila. Plante cada estaca num vaso de 8cm com mistura humedecida composta por partes iguais de turfa a areia grossa ou perlite, introduza num saco de plástico ou mini-estufa aquecida e coloque em sol directo velado durante quatro a seis semanas. Quando novos rebentos indicarem que o enraizamento se deu, trate as novas plantas como espécimes adultos.

Observações especiais - Os aranhiços vermelhos podem tornar-se importunos; para medias preventivas e desinfestação, consulte a secção de pragas. Dado que os Codiaenum normalmente se ramificam com muita facilidade e se tornam bastante densos, pode-os tanto quanto necessário se as plantas se tornarem demasiado grandes para a posição que ocupam. A melhor altura para o fazer é na Primavera. Os caules que forem podados em breve produzirão novos lançamentos.
fonte: http://plantasdeinterior.com.sapo.pt/janelas/codiaeum.htm

Nenhum comentário:

Uma imagem de prazer :: Clarice Lispector

     Conheço em mim uma imagem muito boa, e cada vez que eu quero eu a tenho, e cada vez que ela vem ela aparece toda. É a visão de uma flor...