28 de ago. de 2016

Tecomaria amarela - Tecoma capensis




Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: Eudicots
Clado: Asterids
Ordem: Lamiales
Família: Bignoniaceae
Género: Tecoma
Espécie: T. capensis
Nome binomial
Tecoma capensis
(Thunb.) Lindl.
Sinónimos
Tecomaria capensis
Bignonia capensis

Tecoma capensis é uma espécie de angiospérmicas da família Bignoniaceae com distribuição natural no sul de África. A espécie tem ampla utilização como planta ornamental encontrando-se naturalizada em diversas regiões temperadas e subtropicais, sendo frequentemente comercializada sob o sinónimo taxonómico Tecomaria capensis.

T. capensis é um arbusto erecto e escandente, com 2–3 m de altura e forte tendência para alargar através do enraizamento de turiões laterais formando uma estrutura tendencialmente cespitosa. A espécie é normalmente perenifólia, mas pode perder as folhas em climas mais frios.
Em alguns habitats pode expandir-se rapidamente através da emissão de longos turiões de crescimento que se apoiam nos troncos e ramos de outras plantas, bem como pedregulhos, treliças, cercas e muros, o que pode levar a planta a ocupar rapidamente vastas áreas, recobrindo arbustos e árvores ou estruturas construídas.
As folhas, com inserção oposta, podem atingir 15 cm de comprimento, pinadas, com 5-9 folíolos oblongos, ligeiramente serrilhadas nas margens e coloração verde a verde-escuro.
As flores são tubulares e estreitas, com cerca de 7,5 cm de comprimento, e coloração alaranjada, agrupados em inflorescências terminais, paniculadas com 10–15 cm de comprimento. A floração ocorre em diferentes períodos ao longo do ano.
Existem variedades desenvolvidas para efeitos ornamentais cuja cor da flor varia de alaranjado a laranja-avermelhado e a amarelo.
A espécie tem distribuição natural na região do Sul da África, ocorrendo naturalmente na África do Sul, Suazilândia e sul de Moçambique.
fonte Wikipédia 


Nenhum comentário:

Uma imagem de prazer :: Clarice Lispector

     Conheço em mim uma imagem muito boa, e cada vez que eu quero eu a tenho, e cada vez que ela vem ela aparece toda. É a visão de uma flor...