Uma coisa bonita era para se dar ou para se receber, não apenas para se ter. Clarice Lispector
23 de ago. de 2017
22 de ago. de 2017
21 de ago. de 2017
Homens sem livros :: Eduardo Jorge (Fortaleza, 1978)
Naquele grande prédio cinza
ficam os homens sem teses brilhantes.
No café da manhã
iniciam a ladainha dos erros,
onde poderiam ter sido melhores,
detalham cada arrependimento.
Imperfeitos, com hálito de anjo,
passeiam por outras preferências
de pães, pela inexatidão de açúcares
e açucenas desfocadas sob fundo negro.
Antes que a manhã acabe, deliciam-se
com cada ideia sem realização
sobre as duzentas páginas que jamais
foram cinco, e trocam elogios
de gravatas. Ao meio-dia, o zênite.
Silêncio, pois pensam no detalhe
de cada erro que cresce.
Fazem cálculos sobre onde podem
ser atacados e por quem.
Até escutam os estômagos
digerindo o arroz, o frango, as cenouras.
No pátio interno há um teatro
Boa parte da tarde, encenam ressentimentos
com a alegria caindo aos pedaços.
À noite, eles se recolhem em suas celas,
hora de pensar o erro seguinte.
Ali as teorias são frágeis, brilhantes, encantadoras,
mas não espere uma única linha.
20 de ago. de 2017
Quase morri :: LAÍS BODANZKY
Compra e volta para o carro.
Entra e senta ao lado da mãe. Olha para a mãe fazendo cara de mãe dela. Olha fazendo suspense. Clarice olha com cara de criança pidona.)
ROSA Quantos por dia?
CLARICE Dois.
(Rosa entrega o maço para a mãe.
A mãe abre e acende um cigarro. Aspira e solta com prazer.
Rosa olha para a mãe e ri. Guia.)
CLARICE Eu lembro quando você pegou todas suas bonecas e deu pra filha da empregada. Quase morri.
(Rosa olha a mãe fumando.)
ROSA Não lembro de você ficar mal.
CLARICE Nossa, ver as prateleiras vazias foi como se alguém tivesse morrido. Entrei no seu quarto e chorei de encher balde. Que dor, meu Deus! Eu não estava preparada para aquilo.
ROSA E como a gente se prepara?
CLARICE Não se prepara. Vocês começam a ir embora quando nascem e não param mais. A gente que se vire.
(Rosa fica pensativa.)
ROSA A Nara anda muito agressiva comigo.
CLARICE Isso tem começo, mas não tem fim. Olha você.
ROSA Até parece.
CLARICE Até hoje. Você só fala comigo batendo o chicote no chão. Pla. Pla. Chega uma hora que a definição de mãe no dicionário é: aquela que não sabe nada. A gente vira a idiota de plantão. Pro resto da vida.
(Rosa não fala nada.)
CLARICE Eu não tô reclamando, hein. Tô só falando pra você não ser pega de surpresa. Como minha mãe esqueceu de me avisar, eu demorei mais pra entender.
LAÍS BODANZKY, 47, cineasta e roteirista, dirigiu "Bicho de Sete Cabeças" (2000).
LUIZ BOLOGNESI, 51, jornalista, roteirista e cineasta, dirigiu "Uma História de Amor e Fúria" (2013).
ilustração ADAMS CARVALHO
O texto acima está no roteiro de "Como Nossos Pais", filme dirigido por Laís Bodanzky
19 de ago. de 2017
18 de ago. de 2017
17 de ago. de 2017
É hora de encontrar um lugar :: Eunice de Souza (1940 Pune, Goa - 2017)
Chagall
É hora de encontrar um lugar
para ficarmos quietos lado a lado.
Eu tagarelei sem cessar
em escritórios, corredores, restaurantes.
Quando você não está por perto,
continuo os diálogos na minha cabeça.
Até este poema
tem quarenta e sete palavras demais.
13 de ago. de 2017
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