5 de dez. de 2023

Bordado mexicano: Tenango e Otomi









Tenango é um estilo de bordado originado no município de Tenango de Doria, no estado mexicano de Hidalgo. É uma versão comercializada do bordado tradicional Otomi , que foi desenvolvido na década de 1960 em resposta a uma crise económica. Estima-se que mais de 1.200 artesãos pratiquem o artesanato em Tenango de Doria e no município vizinho de San Bartolo Tutotepec.

O bordado tenango autêntico e moderno é feito nos municípios de San Nicolas de Tenango de Doria e, em menor grau, na vizinha San Bartolo Tutotepec.  O design e a fabricação estão associados ao povo indígena Otomi, que se autodenomina hñuhñu . Os Otomi podem ser encontrados em vários estados da região central do México, mas o bordado é endêmico apenas nesta área.  A região é um pouco diferente de outras áreas Otomi. Encravadas em desfiladeiros íngremes, as comunidades aqui localizadas no oeste da Sierra Madre Oriental . Como estas montanhas retêm grande parte da humidade proveniente do Golfo do México, o clima aqui é significativamente mais húmido, com mais vegetação do que outras áreas de Otomi, o que afectou o desenvolvimento do padrão de bordado. Também isolou as pessoas desta área, permitindo-lhes manter muito mais das antigas tradições e visão de mundo. Em seu livro Los Tenangos: mitos y ritos bordados: arte têxtil hidalguense , a pesquisadora Carmen Lorenzo caracteriza os tenangos como uma espécie de códice moderno, dando testemunho sobre o cotidiano da zona rural Otomi desta região.  A visão de mundo destas peças é tradicional, pois grande parte da antiga ideologia destas comunidades permanece intacta. Muitos aqui ainda falam Otomi, com uma parte falando apenas esta língua. Embora haja contato com o mundo exterior por meio do artesanato e da migração para fora, isso afetou o desenvolvimento do artesanato. 


Fonte: Wikipédia 



Nenhum comentário:

Uma imagem de prazer :: Clarice Lispector

     Conheço em mim uma imagem muito boa, e cada vez que eu quero eu a tenho, e cada vez que ela vem ela aparece toda. É a visão de uma flor...