2 de nov. de 2013

Mil-cores – Breynia disticha, Arbusto-de-neve, Breinia, Folha-de-seda, Pão-nosso-de-cada-dia





Nome Científico: Breynia disticha
Nomes Populares: Mil-cores, Arbusto-de-neve, Breinia, Folha-de-seda, Pão-nosso-de-cada-dia
Família: Phyllanthaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais,Cercas Vivas
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical,Tropical
Origem: Ásia, Indonésia, Oceania
Altura: 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros
Luminosidade: Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene

A mil-cores é uma planta arbustiva, monóica, perenifólia e tropical que se destaca pelo colorido de suas folhas e ramos. Seu porte é médio, alcançando de 0,9 a 1,2 metros de altura. O caule é ereto, ramificado, com uma copa em forma de vaso (base mais estreita), ou arredondada. As folhas são ovaladas, inteiras, glabras, dispostas em espiral e lindamente pintadas de verde, branco, rosa e vermelho e até mesmo completamente brancas, dependendo da cultivar. As flores, masculinas ou femininas, são discretas e sem importância ornamental. Os frutos são do tipo cápsula, vermelhos e deiscentes.

Apresenta crescimento rápido a moderado e uma folhagem festiva, alegre, de aspecto denso e delicado. No jardim, ela é apropriada para o cultivo como planta isolada, em grupos ou em conjuntos com outras plantas tropicais, podendo formar composições harmoniosas de cor e textura. No entanto, seu sucesso maior é como cerca-viva, que pode ter um aspecto livre, com ramagem mais aberta, ou mais formal, com podas. Há cultivares de mil-cores de diversas tonalidades, além de formas anãs, próprias para vasos, bordaduras e jardineiras.

Por se tratar de uma planta tropical, típica de regiões costeiras, a mil cores aprecia ambientes com elevada umidade, solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Ela poderá vegetar sob sol pleno ou meia-sombra. Caso fique sob sol pleno, ela apreciará a companhia de outras plantas e regas mais freqüentes. Em locais mais secos, ou caso seja plantada isolada ou em vasos, deve ser protegida do sol forte do meio-dia. As podas anuais na primavera estimulam o adensamento da planta, dão forma ao arbusto e provocam a renovação da folhagem e sua cor. Não tolera o frio ou geadas. Multiplica-se por estaquia.

Nenhum comentário:

REI MENINO :: Marcílio Godoi

 No galho mais firme da goiabeira ergo meu trono de Rei menino. Pássaros ressoam-me trombetas triunfantes enquanto tatus-bolas passam-me a g...