14 de set. de 2023

Sinais 2020, Júlia Rocha Instruções para pintores & poetas :: Lawrence Ferlinghetti

Perguntei a cem pintores e a cem poetas

como pintar a luz do sol

no rosto da vida

As respostas foram ambíguas e ingênuas

como se estivessem guardando segredos comerciais

Entretanto, me parece que

tudo que você tem que fazer

é criar o mundo inteiro

e toda a humanidade

como uma espécie de obra de arte

uma obra de arte site-specific

um projeto de arte do deus da luz

toda a Terra e tudo o que há nela

pintado com luz


E a primeira coisa a se fazer

é pintar algo pós-moderno

E, depois, pintar a si mesmo

em cores verdadeiras

em cores primárias

como vocês as vê

(sem cal)

pinte-se como você se vê

sem maquiagem

sem máscaras

Depois, pinte suas pessoas e animais favoritos

com seu pincel cheio de luz

E certifique-se de que a perspectiva está correta

E não finja

pois uma linha falsa leva a outra


E então pinte altas colinas

quando tocadas pela primeira vez pelo sol

em uma manhã de outono

Com a espátula

coloque

as folhas amarelas de cádmio

as folhas ocres

as folhas de vermelhão

de um outono da Nova Inglaterra

E pinte a luz fantasma das noites de verão

e a luz do sol da meia-noite

que é a luz da lua

E não pinte as sombras feitas pela luz


pois sem chiaroscuro terá imagens superficiais

Então pinte também todos os cantos escuros

de todo o mundo

todos os lugares escondidos e corações e mentes

que a luz jamais alcança

todas as cavernas de ignorância e medo

a fossa do desespero

as lamas do desânimo

e escreva bem claramente

“Deixai todo desespero, vós que entrais”


E não se esqueça de pintar

todos aqueles que viveram suas vidas

como portadores de luz

Pinte seus olhos

e os olhos de cada animal

e os olhos de belas mulheres

mais conhecidas pela perfeição de seus seios

e os olhos de homens e mulheres

conhecidos apenas pela luz de suas mentes

Pinte a luz de seus olhos

a luz do riso iluminado pelo sol

a canção dos olhos

a canção dos pássaros em voo


E lembre-se de que a luz é interior

em qualquer lugar

e você deve pintar de dentro

Comece com pureza

com branco puro

o branco puro do gesso

o branco puro do cádmio branco

o branco puro do flake white

a tela pura e virgem

a vida pura, início de todos nós


Turner pintou a luz do sol

com têmpera a ovo

(que se mostrou instável)

e Van Gogh fez o mesmo com loucura

e sangue de sua orelha

(também instável)

e os impressionistas também

por jamais usar preto

e os expressionistas abstratos também

com pintura de casa branca

Mas você pode fazer isso com o pigmento puro

(se conseguir descobrir a fórmula)

de sua própria e verdadeira luz

mas antes de dar a primeira pincelada

na tela virgem

lembre de sua fragilidade

a extrema fragilidade da vida

e lembre sua inocência

sua inocência original

antes da primeira pincelada


Ou talvez nem comece

E deixe a luz atravessar

a luz interna da tela

a luz interna dos modelos

nos estudos da vida

a luz interior de todos

Deixe tudo fluir

como um pentimento

a luz pintada

a vida pintada

inúmeras vezes

Deixe tudo emergir

a imagem pintada

da vida primitiva na terra


E quando terminar sua pintura

afaste-se atônito

afaste-se e observe

a vida que criou na terra

a vida iluminada na terra

você criou

um admirável mundo novo


......


Instructions to Painters & Poets


I asked a hundred painters and a hundred poets

how to paint sunlight

on the face of life

Their answers were ambiguous and ingenuous

as if they were all guarding trade secrets

Whereas it seems to me

all you have to do

is conceive of the whole world

and all humanity

as a kind of art work

a site-specific art work

an art project of the god of light

the whole earth and all that’s in it

to be painted with light


And the first thing you have to do

is paint out postmodern painting

And the next thing is to paint yourself

in your true colors

in primary colors

as you see them

(without whitewash)

paint yourself as you see yourself

without make-up

without masks

Then paint your favorite people and animals

with your brush loaded with light

And be sure you get the perspective right

and don’t fake it

because one false line leads to another


And then paint the high hills

when the sun first strikes them

on an autumn morning

With your palette knife

lay it on

the cadmium yellow leaves

the ochre leaves

the vermillion leaves

of a New England autumn

And paint the ghost light of summer nights

and the light of the midnight sun

which is moon light

And don’t paint out the shadows made by light


for without chiaroscuro you’ll have shallow pictures

So paint all the dark corners too

everywhere in the world

all the hidden places and minds and hearts

which light never reaches

all the caves of ignorance and fear

the pits of despair

the sloughs of despond

and write plain upon them

“Abandon all despair, ye who enter here”


And don’t forget to paint

all those who lived their lives

as bearers of light

Paint their eyes

and the eyes of every animal

and the eyes of beautiful women

known best for the perfection of their breasts

and the eyes of men and women

known only for the light of their minds

Paint the light of their eyes

the light of sunlit laughter

the song of eyes

the song of birds in flight


And remember that the light is within

if it is anywhere

and you must paint from the inside

Start with purity

with pure white

the pure white of gesso

the pure white of cadmium white

the pure white of flake white

the pure virgin canvas

the pure life we all begin with


Turner painted sunlight

with egg tempera

(which proved unstable)

and Van Gogh did it with madness

and the blood of his ear

(also unstable)

and the Impressionists did it

by never using black

and the Abstract Expressionists did it

with white house paint

But you can do it with the pure pigment

(if you can figure out the formula)

of your own true light

But before you striek the first blow

on the virgin canvas

remember its fragility

life’s extreme fragility

and remember its innocence

its original innocence

before you strike the first blow


Or perhaps never strike it

And let the light come through

the inner light of the canvas

the inner light of the models posed

in the life study

the inner light of everyone

Let it all come through

like a pentimento

the light that’s been painted over

the life that’s been painted over

so many times

Let it all surge to the surface

the painted-over image

of primal life on earth


And when you’ve finished your painting

stand back astonished

stand back and observe

the life on earth that you’ve created

the lighted life on earth

that you’ve created

a new brave world


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